agiletour.org

  • Português
  • 简体中文
  • 繁體中文
  • Deutsch
  • English
  • Español
  • Français
  • 日本語
  • Latviešu
  • Lietuvių
  • Русский

Agile Tour Belém 2011

Local: Auditório do Cesupa Almirante Barroso

Investimento: R$ 20,00

Inscrições pelo site http://tasafo.org/atb2011/inscricao/

 
 

Apoio:
Cesupa          
Patrocínio:
       
 

O Agile Tour é atualmente a maior conferência sobre metodologias ágeis no mundo. Em sua terceira edição, em 2010, o evento foi realizado em mais de 30 cidades e em mais de 10 países.

Organizado pelas comunidades ágeis locais, é um evento sem fins lucrativos e tem como principal missão a de criar lideranças em ágil nas várias regiões do mundo. Com isso, tornará possível a promoção de uma comunicação em massa sobre ágil, compartilhamento de visões e casos de sucesso, e o incentivo à adoção de frameworks e metodologias ágeis por grupos e empresas.

Em 2010 o Agile Tour Brazil teve 5 cidades-sede e foi responsável por disseminar a cultura ágil a centenas de profissionais.

Em 2011, o evento terá uma expansão em número de cidades e estará presente em todas as regiões do Brasil. E Belém será uma das cidades que receberá essa turnê de grande sucesso!


Organização:


Agenda

  •  


    Palestras

    Paulo Igor As Facetas do Desenvolvedor Ágil - Entendendo o desenvolvimento de software como uma arte (Paulo Igor)
    A palestra vai abordar as facetas de um desenvolvedor de software até o entendimento do ofício, mostrando preocupações e técnicas que o desenvolvedor de software deve ter durante sua jornada de trabalho. Não precisa ser um desenvolvedor para assistir essa palestra, mas se for vai gostar mais ainda, por que serão abordados vários assuntos como Pair Programming, TDD, Refactoring, Clean Code, Continous Integration, Continous Delivery, entre outras discussões.
    Palestrante:
    Bacharel em Sistemas de Informação e Mestre em Ciência da Computação. Desenvolve sistemas há 7 anos, onde atuou em projetos para o setor bancário, P&D, Departamento de Trânsito, Companhia de Saneamento Básico e desenvolvendo sistemas e portais em projetos nacionais e internacionais pela Ci&T, ministrou aulas em disciplinas ligadas a Engenharia de Software e Metodologias Ágeis, CSM pela Scrum Alliance e atualmente trabalha como Engenheiro de Software no projeto Idopter.
    Rildo Santos Análise de Negócio Ágil (Rildo Santos)
    Para entregar valor mais mais rápido ao cliente conhecer tecnologia não é suficientes. É preciso entender o negócio, partes interessadas, sua linguagem, requisitos, necessidades, saber trabalhar em colaboração com o cliente. Nesta Palestra vamos apresentar, discutir e demonstrar as principais técnicas de análise de negócio do Guia BABok associadas às práticas dos métodos ágeis, criando uma abordagem de Análise de Negócio Ágil robusta e consistente para entregar valor “real” aos clientes.
    Palestrante:
    É Consultor, Palestrante, Coach, Instrutor e Professor de MBA. Tem mais de 10.000 horas de experiência em projetos de Gestão por Processo, Planejamento Estratégico, Análise de Negócio, Gestão da Inovação, Gestão de Risco, Gestão de Serviços de TI, Governança de TI, Gestão por Processo, Métodos Ágeis (SCRUM, XP, Kanban, Lean, e FDD) e Tecnologia da Informação. Formado em Administração de Empresas, Pós-Graduado Didática do Ensino Superior e Mestrando em Engenharia de Software pela Universidade Mackenzie. Certificações Profissionais: CSM - Certified SCRUM Master, CSPO - Certified SCRUM Product Owner ,SUN Java Certified Instructor , ITIL Foundation e Instrutor Oficial de Cobit Foundation e Cobit Games.
    Luiz Sanches A era (pra ser) do conhecimento (Luiz Sanches) - Atualizado!
    Vocês não vão gostar do que eu vou falar.
    Palestrante:
    Luiz Sanches trabalha com desenvolvimento de software e ensino em informática a mais de 10 anos. É graduado em Sistemas de Informação pelo IESAM (Belém-PA) e pós-graduando em Gestão Ágil de Projetos pelo CESAR (Recife-PE). Atua como desenvolvedor web e oficineiro para o Instituto InterCidadania (Recife-PE) e Coletivo Puraqué (Santarém-PA).

    Resumindo: pernambucano, paraense, programador, escritor, mochileiro, baixinho, careca e barrigudo.

    Paulo Igor Lean Startups (Marcélio Leal)
    Lean Startups é um conjunto de processos e princípios, que combinam métodos para o desenvolvimento de produtos com maior velocidade e menor esforço. Dentre os métodos e aspectos que, geralmente, estão associados tem-se: Desenvolvimento Ágil, Customer Development e Plataforma Tecnológica como commodity. Esta palestra, visa apresentar os principais aspectos da Lean Startups, de forma complementar, trazer o conceito pra realidade local.
    Palestrante:
    Bacharel e Mestre em Ciência da Computação pela UFPA, tem mais de 10 anos de experiência em TI passando por instituições como UFPA, SERPRO, ALEPA, e COBRA/BASA. Tendo assumido o papel em desenvolvimento, processos e coordenação. Empreendeu em 2 empresas: a Abstract, uma fábrica de software; e a Onsee, uma startup, onde participou, como Techleader e CTO. Também atuou como mentor da Amazon Startups em projetos como o Consulta Obra. Membro fundador do grupo de usuários PHP Pai d'Égua, e desenvolvedor em projetos como o Classgenerator, Automatic e mais recentemente, em projetos de Transparência Hacker como o Deputados Analytics.
    Paulo Igor Business Coaching for Startups (Manoel Pimentel)
    Resumo da Palestra...
    Palestrante:

    Manoel Pimentel é Coach com 15 anos de experiência na área de TI, onde atuou com Coaching e Training para executivos e times em empresas de diferentes segmentos. É Diretor Editorial da Revista Visão Ágil. Já escreveu sobre Agile e Coaching para portais e revistas do Brasil e exterior e também palestrou em eventos nacionais e internacionais sobre agilidade. Possui as certificações PPC, CEC da SBC/BCI, CSM e CSP da Scrum Alliance e foi um dos pioneiros na utilização e divulgação de métodos ágeis no Brasil.

      • 08:00 - 09:00 - Café da manhã e credenciamento
      • 09:00 - 10:00 - As Facetas do Desenvolvedor Ágil - Entendendo o desenvolvimento de software como uma arte (Paulo Igor)
      • 10:00 - 11:00 - Análise de Negócio Ágil (Rildo Santos)
      • 11:00 - 12:00 - A era (pra ser) do conhecimento (Luiz Sanches) - Atualizado!
      • 12:00 - 14:00 - Almoço
      • 14:00 - 15:00 - Lean Startups (Marcélio Leal)
      • 15:00 - 16:00 - Business Coaching for Startups (Manoel Pimentel)
      • 16:00 - 18:00 - Sessões de Lightning Talks e Coding Dojos